11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

O uso do excel no estudo de funções: seqüências didáticas para auxiliar o ensino-aprendizagem da matemática.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Computador, Ensino da Matemática, Funções

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver geradores de gráficos e seqüências de atividades para o ensino-aprendizagem das funções: afim, quadrática, modular, exponencial e logarítmica, para o primeiro ano do ensino médio, em um laboratório de informática. No ano de 2005, foi realizada, por este mesmo pesquisador, um trabalho semelhante, no qual foi desenvolvido um gerador de gráficos e atividades para as funções afim e quadrática que foram aplicadas na oitava série do ensino fundamental. Para dar continuidade a este trabalho, buscou-se aprimorar e ampliar o gerador de gráficos destinado à visualização das curvas e retas de cada função, bem como as atividades que acompanham a sua utilização. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: a) aprofundamento do referencial teórico; b) contato com escolas e professores; c) desenvolvimento dos geradores de gráficos no “excel”; d) desenvolvimento das seqüências de atividades; e) avaliação do material desenvolvido; f) aplicação das atividades no laboratório de informática; g) análise dos dados coletados e elaboração do relatório. Para cada tipo de função estudada, foi desenvolvida uma seqüência de atividades que tinha por objetivo permitir a exploração de propriedades como: verificar se a função é crescente ou decrescente, estudar o domínio e a imagem da função, observar as condições de existência da função e outras regularidades pertinentes a cada uma. Os professores de matemática das duas escolas selecionadas para a realização deste trabalho demonstraram grande interesse na utilização do laboratório de informática em suas aulas. Destacaram a importância do uso de um gerador de gráficos para a visualização e a simulação de diversas situações problema, pois ao utilizar apenas o quadro de giz, é muito difícil realizar todas as construções que permitem o estudo das regularidades dessas funções. Os registros feitos pelos alunos durante as aulas no laboratório, de acordo com a atividade elaborada pelo pesquisador, permitiram aos alunos discutir com o professor sobre o conteúdo estudado em aulas posteriores. Isso fez com que se pudessem distinguir as características de cada função, facilitando o trabalho do professor e também a aprendizagem dos alunos.

Apoio / Parcerias: FAP-Univille

ISSN: 1807-5754