11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Fatores inibidores da aplicação das concepções pedagógicas dos professores de matemática em sala de aula

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: concepções pedagógicas, práticas pedagógicas, fatores inibidores das concepções pedagógicas

O presente trabalho é resultado da pesquisa desenvolvida com professores de matemática do ensino fundamental da rede pública estadual de ensino. O objetivo da pesquisa foi identificar quais são os fatores inibidores da aplicação, em sala de aula, das concepções pedagógicas dos professores de matemática, em relação ao papel do professor, ao papel do aluno, à dinâmica das aulas e à natureza das atividades escolares. No que diz respeito à metodologia, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa e de caráter descritivo. Como sujeitos da investigação foram escolhidos aleatoriamente dezesseis professores de matemática que atuam nas escolas de Joinville/SC. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas, cujo conteúdo foi analisado. Dentre os fatores apontados pelos professores destacaram-se: a própria experiência do professor, a indisciplina e o desinteresse dos alunos, a falta de responsabilidade da família na educação dos filhos e a falta de investimento do Estado na qualidade do ensino. Os conhecimentos gerados por esse estudo poderão fundamentar tanto a formação continuada quanto a formação inicial de professores de matemática, bem como contribuir para uma melhor gestão do ensino nas escolas.

ISSN: 1807-5754