11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Marcas de poder na linguagem jurídica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Linguagem jurídica, poder, operadores do direito

O trabalho teve como principal objetivo fazer um estudo sobre as marcas de poder na linguagem utilizada pelos operadores do direito (juízes, promotores, advogados) para detectar as marcas de poder que, implícita ou explicitamente, se fazem presentes, tanto nos eventos da fala como em outros momentos em que a comunicação, em qualquer dos seus tipos de manifestação seja utilizada. A tese defendida é a de que a linguagem jurídica é permeada de marcas de poder e que se utiliza de todos os recursos expressivos existentes, inclusive os signos não verbais. Essas marcas não ficam restritas ao enunciado lingüístico, mas abrangem também o contexto extralingüístico, ou seja, o contexto social e cultural em que se desenrola. As bases teóricas são a análise do discurso, a semântica, a pragmática, a hermenêutica, a sociolingüística e também a fonética. Os autores que dão embasamento são Orlandi, Ducrot, Possenti, Bakhtin, Vogt, Calgliari, Parret, Habermas, e outros.

ISSN: 1807-5754