11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Processos de avaliação em arte: da formação superior ao ensino básico

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: avaliação, arte na educação, aprendizagem significativa

A pesquisa tem como meta investigar os processos de avaliação em quatro Instituições de Ensino Básico de Joinvile cujos professores de Arte sejam alunos egressos da UNIVILLE, bem como professores e alunos do curso de formação. Os critérios para a análise serão: documentos e entrevistas. A abordagem metodológica será qualitativa com foco etnográfico a fim de observar os processos avaliativos em arte. A base conceitual está fundamentada em autores que têm como proposta a avaliação emancipatória e que buscam pesquisar lógicas que correspondam aos avanços dos paradigmas atuais da educação. Compreende-se que avaliação é mais que medida, é uma representação construída e instituída do valor escolar ou intelectual e inscreve-se em uma relação social específica que envolve avaliado e avaliador. A observação formativa permitiria orientar e otimizar as aprendizagens em curso sem a preocupação de classificar, certificar ou selecionar, tendo em vista que observar é construir uma representação mais realista das aprendizagens, de suas condições, de suas potencialidades e de seus mecanismos. O objetivo geral foi mapear o cenário das práticas avaliativas em arte do ensino superior articuladas ao ensino básico. Quanto ao encaminhamento metodológico da referida pesquisa, desenvolveu-se dois instrumentos, um de observação da ação pedagógica do professor de Artes e outro de entrevista semi-estruturada também com o professor, considerados pré-testes em versão preliminar. As categorias abordadas nesse processo de pesquisa são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, se os alunos participam da elaboração desses critérios, se a avaliação é tradicional (produto final) ou formadora (processo/produto), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. A pesquisa irá abranger instituições de ensino das redes públicas municipais, estaduais e particulares. Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação.

ISSN: 1807-5754