11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Processos de avaliação em arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: avaliação, arte-educação, aprendizagem significativa

Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação, com aporte nas produções científicas de HERNANDEZ (1998,2000), PERRENOUD (1999), ESTEBÁN (2003,2005), HOFFMANN (2003), VIANNA (1999) dentre outros, além de seminários e grupos de estudos sobre esse tema. Tal aporte aponta para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda compreende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasadas em exames e provas. O avanço das concepções de avaliação burocrática para a democrática pressupõe reflexões mais amplas sobre a elaboração de conhecimento, novas formas de aprendizagens, processo formativo, entre outros. A organização do espaço/tempo escolar deve estar voltada para a não-fragmentação do modelo disciplinar, com currículo integrado; a escola passa a ser geradora de cultura, as aulas compreendidas como espaços de trabalho e a biblioteca como centro de recursos. O alvo do ensino enfatizando mais o processo que o resultado da aprendizagem, que se torna compreensão e interpretação da realidade. O objetivo geral foi mapear o cenário das práticas avaliativas em arte do ensino superior articuladas ao ensino básico. Quanto ao encaminhamento metodológico da referida pesquisa, desenvolveu-se dois instrumentos, um de observação da ação pedagógica do professor de Artes e outro de entrevista semi-estruturada também com o professor, considerados pré-testes em versão preliminar. As categorias abordadas nesse processo de pesquisa são: conteúdos/conceitos de arte, critérios para avaliação, se os alunos participam da elaboração desses critérios, se a avaliação é tradicional (produto final) ou formadora (processo/produto), julgamentos de valores, dificuldades nos processos de avaliação em arte. A pesquisa irá abranger instituições de ensino das redes públicas municipais, estaduais e particulares. Durante o ano de 2006, a pesquisa “PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EM ARTE: da Formação Superior ao Ensino Básico” desenvolvida na Univille, teve como objetivo o estudo da fundamentação teórico-conceitual sobre avaliação.

ISSN: 1807-5754