11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Gêneros discursivos em Aquisição da Escrita

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Gêneros discursivos , Aquisição da Escrita, Letramento

A pesquisa em questão é continuidade de um projeto em andamento (iniciado no ano de 2005). Neste projeto busca-se o resgate do caráter dialógico da linguagem a partir dos gêneros discursivos. A primeira etapa do projeto permitiu confirmar o uso dos gêneros discursivos em sala de aula, no entanto emergiu o questionamento acerca do modo como têm sido trabalhados. Para tanto, a presente pesquisa visou observar a maneira como são propostas atividades com gêneros no processo de aquisição da escrita na escola. As observações de campo e coleta de dados foram realizadas no primeiro semestre da pesquisa, com visitas semanais de duas horas de duração em turmas de alfabetização e séries iniciais de escolas da rede municipal de ensino da cidade de Joinville. A partir desse conjunto de verificações, no segundo semestre, analisou-se os dados coletados, partindo das anotações feitas em sala de aula durante as observações. Um terceiro momento da pesquisa permitiu a construção de uma proposta de ensino visando à melhoria do processo de aquisição da linguagem escrita a partir do trabalho com variados gêneros discursivos. Para isso, elaborou-se uma descrição de diferentes gêneros, explicitando seu conteúdo temático, sua estrutura composicional, seu estilo, sua esfera de circulação e sugeriu-se procedimentos práticos relacionados a cada gênero explorado. Fez-se, para ficar em um exemplo, da revista, uma ferramenta de prática social e não apenas um suporte que serve para recortar palavras (recursos gramaticais, lexicais, fraseológicos). A criação de possibilidades de imersão dos educandos em atividades interativas e sociais, mediadas pelos gêneros, constitui-se portanto como uma indispensável estratégia de acesso ao letramento.

ISSN: 1807-5754