11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

A literatura infantil juvenil e o programa institucional de literatura infanto juvenil como meios de integração de diversas áreas do campus.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: Literatura Infantil Juvenil, Transdiciplinaridade, Integração

Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal promover a integração das diversas áreas do campus da Univille de Joinville, utilizando como meio para tanto, a Literatura Infantil Juvenil e o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil.

A necessidade de um projeto de pesquisa abordando a integração de diversas áreas do campus foi identificada a partir da percepção da diversidade de ramos do conhecimento que coexistem no campus. Considerando esta diversidade, percebeu-se que existe uma ausência de relação entre uma ciência e outra durante os cursos de graduação. Por último, identificaram-se a Literatura Infantil Juvenil e o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil como meios passíveis de adequação para várias áreas que abrangem desde humanas chegando até mesmo nas exatas.

Este projeto busca ainda, proporcionar um redescobrimento da Literatura Infantil Juvenil pelo adulto na pessoa do acadêmico e do profissional, que talvez não fosse possível pelo simples fato de não estarem ligados a uma área relativa. E isto implica na quebra dos preconceitos e na construção de novos valores mediante este ramo da literatura que conseqüentemente, refletem na visão do indivíduo sobre a Literatura em geral.

O presente projeto se propõe a trabalhar de forma integrada com o Programa Institucional de Literatura Infantil Juvenil em diferentes cursos de graduação da UNIVILLE, cuja ponte será um periódico organizado mensalmente com relato dos possíveis contatos mantidos.

Inicialmente pretendia-se formar um grupo que se reunisse quinzenalmente ou pelo menos com certa freqüência, mas depois de muitos convites e de um primeiro encontro, foi constatado que não haveria disponibilidade dos acadêmicos para estes encontros.

Fizemos então encontros esporádicos, e nestes intervalos consultávamos acadêmicos de área diferentes para verificar o interesse em trabalhos integrados, como por exemplo, o uso de Livros Infantis em Psicologia e um trabalho entre o curso de Design e o PROLIJ, envolvendo consequentemente os acadêmicos relacionados a estas áreas.

Neste trabalho, até agora, foram envolvidos acadêmicos de Administração, Psicologia, Pedagogia, Geografia, Letras, Matemática e Ciências Econômicas.

Pretende-se envolver nos próximos trabalhos acadêmicos de Artes Visuais e Design, juntamente com todos os outros que já participaram.

Os resultados até momento são interessantes, pois vários participantes das atividades estão modificando sua visão do espaço chamado Universidade, e descobrindo seu verdadeiro significado. E além de redescobrir a Literatura Infantil Juvenil, estão descobrindo a pesquisa como uma oportunidade de enriquecimento de experiências e conhecimento científico que só a Universidade pode proporcionar.

ISSN: 1807-5754