11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Análise da ação curatorial em exposições de arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: arte contemporânea, curadoria, exposições de arte

A pesquisa tem como objetivo a investigação do processo curatorial de três significativas exposições de artes que aconteceram no estado de Santa Catarina no ano de 2006, entre elas, Perspectiva (coletiva de artistas de Jaraguá do Sul e região) na cidade de Jaraguá do Sul no espaço expositivo da Sociedade de Cultura Artística - SCAR, Amélia Toledo – entre, a obra está aberta (individual de Amélia Toledo) na cidade de Florianópolis no Museu de Arte de Santa Catarina - MASC e Diversidade dos Sentimentos (dos artistas Priscila dos Anjos e Sérgio Adriano) na cidade de Joinville no espaço anexo 1 do Museu de Arte de Joinville – Cidadela Cultural Antarctica. Procura analisar as exposições, pontuando as características como: critérios usados para a seleção das obras, a organização das mesmas no espaço expositivo, as possíveis relações pensadas e organizadas pela curadoria entre a obra e o espectador e a elaboração dos textos e a comunicação. Para tal, fazem-se estudos sobre a noção de curadoria, exposição, ética e estética. Apóia-se em procedimentos metodológicos como a visita nas exposições com registros fotográficos e relatórios, a pesquisa em catálogos, em textos, bem como sobre curadores e artistas participantes. As exposições de artes em geral, têm como objetivo apresentar as obras dos artistas aos espectadores, tornando o espaço expositivo um ambiente que proporciona experiências estéticas além de agradar, informar, interagir, trocar informações, sentir e conhecer. Assim, a curadoria visa a organização da exposição, investigando estratégias que possibilitem a relação entre o artista, sua obra e o espectador. Visa estabelecer uma relação do espectador por meio do acesso livre e subjetivo à obra paramque ele possa, vivenciar a experiência estética e perceba a subjetividade do artista, o curador deverá ter uma série de precauções éticas no momento de sua curadoria. As três exposições analisadas tiveram a ação do curador, uma com relações um tanto afetivas e as outras com um sentido profissional, e com a participação ativa dos artistas. Nas exposições analisadas, a maioria das obras expostas é de caráter contemporâneo, o que exige mais cuidado por parte da curadoria. Entre as obras, instalação, fotografia, pintura, vídeo, instalação de parede ocorrem encontros, nas quais algumas obras conversam entre si, enquanto outras interferem mutuamente, tornando difícil o acesso e a contemplação. Essas entre outras, são observações que procuram dar conta de uma análise crítica com relação às exposições estudadas e suas curadorias.

Apoio / Parcerias: art.170 FAP-Univille

ISSN: 1807-5754