Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil
Palavras-chave: Escrita, Análise, Informatividade
Este trabalho tem como objetivo verificar a questão das dificuldades de expressão na modalidade escrita da Língua Portuguesa. O objetivo principal desta pesquisa é diagnosticar os problemas linguísticos na produção textual. A pesquisa baseou-se na análise de textos universitários, sendo que foram avaliados textos de alunos do 1º ano de Letras. A classificação de cada texto levou como base de análise cinco critérios: coerência, coesão, informatividade, estruturação formal e correção gramatical. A proposta deste projeto é detectar quais são os fatores que dificultam a adequação linguística na escrita e observar se há uma evolução no decorrer da graduação. Grande parte dos textos possuem uma boa estrutura, poucos erros gramaticais e com o uso adequado de elementos coesivos, porém há muitos clichês, afirmação sobre o óbvio e pouco desenvolvimento. Neste caso, o maior problema se encontra com a informatividade que está escassa. Conclui-se, de acordo com o grupo pesquisador, que provavelmente a falta de leitura e a falta da prática da escrita são fatores que resultam em tais problemas.
ISSN: 1807-5754