11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

ENSINO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO COMPUTADOR

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, JOINVILLE/SC, BRASIL

Palavras-chave: ENSINO COLABORATIVO, LÍNGUA INGLESA, TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O projeto “Ensino da Língua Inglesa Mediado pelo Computador” foi elaborado tendo em vista a necessidade de encontrar outros caminhos e ferramentas que facilitem a aprendizagem de uma língua estrangeira. Sabe-se da necessidade dos professores de se atualizar, procurando tornar sua disciplina atrativa e pedagogicamente significativa. Neste sentido, o presente projeto teve como objetivo geral, elaborar atividades significativas para um ensino colaborativo nas aulas de língua inglesa, mediado pelo computador. Buscando atingir o objetivo geral, os objetivo específico foram elaborados com o intuito de analisar o comportamento do aluno diante de uma aula tradicional e, diante do ensino mediado pelo computador, levantar as principais vantagens e desvantagens desse ensino além, de avaliar as atividades mediadas pelo computador, destacando as mais eficazes. Como instrumento de ensino foi aplicado um questionário para levantar o perfil dos alunos, no intuito de verificar que contato os alunos têm com o computador, ou que já tiveram. Após a aplicação do questionário foram selecionadas e aplicadas três atividades de língua inglesa, mediada pelo computador. Durante a aplicação foram registrados o comportamento e o envolvimento dos alunos nas atividades. Para um melhor resultado foi elaborado um questionário para ser aplicado ao término das atividades, avaliando, na visão dos alunos, a efetividade das atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os dados coletados apontam se o ensino mediado pelo computador pode auxiliar na aprendizagem. As atividades ainda estão sendo aplicadas, porém já se percebe um envolvimento diferenciado por parte dos alunos e uma exigência na mudança do professor no que se refere a sua postura em sala de aula.

ISSN: 1807-5754