11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Melhoria na Qualidade do ensino Superior em Administração

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, São Bento do Sul/SC, Brasil

Palavras-chave: Ensino superior, Qualidade , Curso de administração

Considerando as necessidades geradas por um universo globalizado, onde cada vez mais é preciso ser ágil e eficaz, percebe-se que, dentro da universidade, às vezes ocorre a priorização da teoria sem se levar em consideração a realidade observada pelos acadêmicos e professores no seu dia-a-dia. Por essa razão busca-se melhorias no curso de Administração de Empresas, na Univille - campus São Bento do Sul. Para tanto é preciso reconhecer todas as variáveis que influenciam o ambiente universitário, visando identificar os pontos críticos para satisfação do aluno, realização dos docentes e buscar alternativas para melhorias na qualidade do curso de Administração de Empresas. Analisando o universo onde está inserida a Instituição de Ensino Superior perceberemos uma série de nuances que interferem diretamente em sua atuação, sejam normas externas - MEC, INEP e CFA ou normas internas - Projeto Político Pedagógico, Diretrizes e Normas internas. Uma das ferramentas a ser utilizada é a Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração, que visa levantar o perfil dos Administradores, dos Docentes e dos Empregadores, por meio dele é possível traçar um norte para o desenvolvimento de um trabalho focado no Departamento de Administração do Campus São Bento do Sul. Outra ferramenta é o perfil desenvolvido, para fins de trabalho de Mestrado, pelo Prof. Luis Carlos da Silva (UNIVILLE), que nos apresenta a percepção da instituição vista de dentro, alunos, professores, coordenadores e outros. Para um crescimento contÍnuo da qualidade do curso de Administração seja como Instituição, Docente ou Discente é necessário o conhecimento das forças e fraqueza ou das ameaças e oportunidades que nos cercam. Segundo ZANELLA & ANGELONI (1999) a complexidade da organização Universidade se encontra no fato de trabalhar com tarefas múltiplas voltadas ao ensino, a pesquisa e extensão, cada uma das tarefas tem características individuais e distintas das tarefas realizadas em outras organizações. O Acadêmico vai ao encontro da Universidade em busca da realização de sua necessidade ou de um desejo, detectamos outro preceito, uma relação de troca. Para KOTLER (1994) a troca "exige a oferta de valor a alguém, em troca de valor, o Acadêmico busca a formação (seu valor) e a Universidade tem o produto de troca (aprendizagem). Entra aqui, nossa terceira variável o "Professor", DEMO (1999) afirma que o papel do professor não pode ficar limitado ao ato de "dar aula". Seu compromisso deve ultrapassar as barreiras entre sala de aula e prática, entre ensinagem e aprendizagem.

ISSN: 1807-5754