11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Intertextualidade entre arte e design

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: intertextualidade, arte, design

O projeto de pesquisa de Intertextualidade entre Arte e Design objetivou investigar possibilidades de intertextualidade entre obras de arte e produções em Design (produto ou programação visual). A metodologia englobou: revisão de literatura, na qual foram investigadas questões relacionadas à arte, design, intertextualidade e desenvolvimento de produtos e programações visuais, ancoradas nos princípios da intertextualidade; investigação acerca dos artistas joinvilenses, buscando-se dados relacionados à vida e obras; e desenvolvimento de um produto, no caso uma jóia (pingente), inspirada (pelos princípios da intertextualidade) no artista elegido durante a pesquisa: Mário Avancini. No desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que a intertextualidade é uma forma diferente de inspiração e, também, de persuasão, que pode estimular o desenvolvimento de novos produtos ou o consumo destes, por meio de elementos gráficos, ou conjunto de textos verbais ou sensoriais. Todos esses códigos, juntamente com uma percepção pessoal por meio da arte, podem persuadir ou estimular o designer, no ato criador, ou o consumidor.

ISSN: 1807-5754