11o Seminário de Iniciação Científica - SIC

De 30/11/-1 à 30/11/-1

Cartilhas Explicativas para Portadores do Diabetes Tipo I e II

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville/SC, Brasil

Palavras-chave: projeto gráfico-visual, cartilha, diabetes

O projeto tem por objetivo o desenvolvimento gráfico-visual de uma cartilha para o diabetes tipo I e II, abrangendo informações como convivência com a doença, alimentação e nutrição, controle e atividades físicas, aplicando conceitos referentes à linguagem e comunicação visual, expressão e reprodução gráfica através do emprego de técnicas distintas que são apreendidas no curso de Design da Univille – Universidade da Região de Joinville. Os conceitos possibilitaram o desenvolvimento de análises que geraram a cartilha, entre as análises feitas estão: revisão bibliográfica, onde se coletou dados referente ao diabetes para compor a cartilha; estudo teórico a cerca da linguagem visual, em que foram feitos estudos com relação à produção gráfica, abordando temas como tipologia, cores, diagramação, entre outros; análises de cartilhas existentes, onde foram analisadas a diagramação, cores, imagens e tipologia; análise de painéis semânticos de marcas existentes, de sentimentos e de diabetes. Após as análises foi desenvolvida uma marca e por fim a cartilha. Outro aspecto da pesquisa trata do design social, da conscientização da importância do reconhecimento, tratamento e prevenção da doença. Procurou-se a partir disso passar as informações de forma clara e objetiva para os familiares e pessoas com a doença, que se dividem em dois grupos: pessoas de 0 a 25 anos para o diabetes tipo I e pessoas acima de 40 anos para o diabetes tipo II. Essa foi uma preocupação constante durante o desenvolvimento do projeto, já que o público alvo enquadra crianças, adultos e idosos. A solução foi o desenvolvimento de uma “cartilha de bolso” para que possa ser levada a qualquer lugar para consultas, com diagramação, ilustrações e textos atrativos, fazendo com que sua leitura seja agradável, divertida e proveitosa.

ISSN: 1807-5754