15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Reaproveitamento de borracha de pneus em compósitos de resinas termofixas

Palavras-chave: Borracha, Termofixo, Composito

Com a crescente demanda por novos materiais, que requerem propriedades incomuns que não podem ser atendidas por materiais convencionais, surgiram os compósitos atendendo diversas necessidades tais como leveza, resistência química e às intempéries, flexibilidade, durabilidade e resistência mecânica. Estes materiais são desenvolvidos através da combinação de dois ou mais componentes distintos, com o objetivo de alcançar uma melhor combinação de propriedades. Compósitos com fibras de vidros são os mais utilizados, tendo uma vasta aplicação em desenvolvimento em diversos produtos, apresentando características como resistência à temperatura, além de rígidez, resistência química e às intempéries, sendo facilmente processados, permitindo moldagem de peças variadas, cascos de barcos, carrocerias de carros, piscinas, tubos para esgoto industrial e luminárias decorativas. Mesmo possuindo características apropriadas, a fibra de vidro é um material de manuseio complexo, altamente tóxica, ocasionando câncer nos olhos, pele e sistema respiratório, considerada potencialmente perigosa à saúde humana por liberar partículas e transportadas pelo ar e inaladas tanto na produção, como no uso e eliminação. Devido a estas características, este trabalho propõe uma alternativa para a utilização de resíduos de pneus ou de pó de madeira, contribuindo para a diminuição da utilização da fibra de vidro. Além disso, as propriedades de resistência ao impacto e à tração poderão ser melhoradas a um custo inferior. O resíduo de pneu foi obtido de recapadoras da cidade e o resíduo de madeira é proveniente da indústria moveleira. Para a obtenção das placas confeccionou-se compósitos de matriz de resina poliéster ortoftálica com incorporação de resíduos (pó de madeira ou pneu) nas seguintes proporções (2, 5, 10, 12, 15 e 18%m/m) e 1,5%m/m de catalisador. Os testes de resistência a tração e à flexão, bem como os ensaios de absorção de água estão em andamento. Este projeto é relevante do ponto de vista ambiental, pois permitirá aproveitar resíduos de pneus e de madeira.

ISSN: 1807-5754