15º Seminário de Iniciação Científica
De 18/10/2010 à 22/10/2010
Manual de inteligência prática: método de ensino experimental para aulas de Design.
- CINTHIA LARISSA DA COSTA, Graduando, cinthia.larissa@univille.br
- Ana Verônica Pazmino Weber, MSc, ana.veronica@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Material gráfico, Aprendizagem experimental e significativa, Diagramação
A pesquisa apresenta o levantamento teórico e prático para o desenvolvimento de um material gráfico do modelo de ensino de métodos de projeto com ênfase na aprendizagem significativa. O objetivo é expor o modelo em um manual instrucional destinado a professores das disciplinas de Metodologia de Projeto e Projeto de Produto, para contribuir na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa teórica abrange 5 assuntos como: o ensino para adultos; conceitos do ensino experimental; conceitos da aprendizagem significativa, diagramação e linguagem visual de materiais impressos. A pesquisa prática apresenta os resultados de questionários aplicados a professores das disciplinas supracitadas e acadêmicos do 1º ano da disciplina de Metodologia de Projeto. Após a fundamentação teórica e fundamentação prática, a pesquisa se encontra na fase de desenvolvimento do material gráfico impresso.
ISSN: 1807-5754