7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

FAEG Desenvolvimento de Sistemas

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Banco de Dados

A área de desenvolvimento de sistemas envolve uma série de disciplinas que, interrelacionadas, complementam-se no sentido de prover o ferramental científico e tecnológico necessário para que todo o processo de desenvolvimento se inicie e termine com sucesso. Os cursos de Sistemas de Informação se propõem, de uma maneira geral, a formar profissionais com o domínio amplo de vários saberes de forma a abordar na totalidade a análise de determinada situação, elaborar possíveis soluções e, finalmente desenvolver e implantar o projeto definido. Entretanto, este é um processo gradual, que acontece ao longo de todo o curso. Desta forma, são raras as oportunidades em que os alunos travam contato direto com todo o processo de desenvolvimento de um sistema de informação, tendo em vista a necessidade de conclusão de disciplinas que por vezes são complementadas cronologicamente ao longo do curso. Este projeto visa oferecer justamente oferecer a oportunidade de promover o contato com todo o processo de desenvolvimento de sistemas, desde o período de análise da situação até a efetiva implantação do sistema desenvolvido. Esta oportunidade atinge a todos aqueles alunos que, por diversos motivos, não estão inseridos diretamente com o dia a dia desta rotina de desenvolvimento de sistemas. Com certeza absoluta é uma oportunidade de elevar a qualidade, não somente do curso de Sistemas de Informação, mas também de todos os alunos que tenham a oportunidade de concluir com sucesso sua participação neste projeto. Com o objetivo de oferecer um ambiente de desenvolvimento de sistemas real, o presente projeto aconteceu ao longo, e em paralelo, com projeto de extensão (MiningPM2) que previa o desenvolvimento de sistema para a análise de dados da Polícia Militar de Joinville. Esta foi uma decisão acertada, tendo em vista propiciar a vivência dos alunos com o contexto completo de uma ambiente de desenvolvimento de sistemas. Com a adoção desta prática, todas as etapas de desenvolvimento foram abordadas durante o projeto, o que atendeu diretamente aos objetivos do projeto FAEG. Os alunos envolvidos no projeto conseguiram, através do exercício das atividades de desenvolvimento, em suas várias etapas, reforçar e revisar os conteúdos das disciplinas elencadas no projeto, e que, possuiam relacionamento com a etapa em execução.

ISSN: 1808-1665