7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

FAEG – Inglês Instrumental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino, inglês, leitura

Durante o ano de 2010 foi oferecido aos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química o curso de Inglês Instrumental, através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG, atendendo às atuais políticas de assistência social do governo federal e propiciando aos alunos a possibilidade de complementação, gratuita, de seus estudos. Entende-se que a utilização de uma segunda língua é primordial ao profissional da atualidade, principalmente o inglês por ser uma língua de caráter universal, e em sendo assim, necessário ter um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão com textos em língua inglesa. O curso com carga horária de 36 horas semestrais foi oferecido em dois horários distintos, totalizando quatro turmas ao final do ano. O principal objetivo do curso era capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções básicas de gramática e realizando leitura, tradução e compreensão de textos em inglês. Metodologicamente foi utilizada a língua inglesa de forma instrumental, ou seja, partiu-se dos textos (leitura e tradução) para as questões específicas de pertinência gramatical, sendo que a cada encontro na semana os alunos tiveram contato direto com textos da língua inglesa, buscando traduzi-los e compreendê-los na sua totalidade, em grau crescente de dificuldade e especificidade. Pedagogicamente buscou-se propiciar o contato com a língua inglesa, buscando dar subsídios para a leitura e compreensão de textos, possibilitando agregar novos conhecimentos à bagagem cultural específica dos cursos. O número de inscritos num primeiro momento foi muito acima da expectativa, porém logo no início do curso houve uma grande evasão dos alunos motivada quase que na totalidade por incompatibilidade de horários. Apesar de terem sido ofertadas turmas em horários próximos ao início das aulas vespertino e noturno, mesmo alunos que ficaram algum tempo regularmente frequentando as mesmas deixaram de fazê-lo em determinado momento por problemas particulares devido a horários. Apesar disto o resultado foi dentro do esperado, com avaliação positiva por parte dos alunos que concluíram o curso e perspectivas positivas quanto a oferta de novas turmas futuras.

ISSN: 1808-1665