7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A VIVÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA NA ÁREA DAS ANÁLISES CLÍNICAS (AFAC): UMA EXPERIÊNCIA DISCENTE COMPARTILHANDO CONHECIMENTO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ensino, Análises Clínicas , Aprendizagem

Este projeto coloca claramente a conexão entre ensino, pesquisa e extensão, capaz de tornar o processo de formação mais produtivo, onde a iniciativa tanto dos discentes e docentes no processo de formação torna ambos responsáveis pelo resultado. Todos devem estar atentos à realidade externa, sendo hábeis para observar as demandas, sejam problemas sociais, econômicos e culturais que repercutem na prática do cotidiano, na vivência acadêmica diária e nas relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem. Este projeto de ensino teve como objetivos inserir os acadêmicos de Farmácia na prática do laboratório de análises clínicas, executando as análises e fazendo uma articulação com os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula; estimular o espírito crítico-reflexivo e auxiliá-los financeiramente no curso. 17 alunos foram inseridos na rotina do KG Laboratório de análises clínicas realizando a parte técnica dos exames e auxiliando os farmacêuticos na emissão dos laudos, com o acompanhamento da professora e dos grupos de estudos. Os resultados adquiridos durante o ano 2010 foram trabalhos apresentados pelos alunos de assuntos inerentes as atividades na célula; recepção e acompanhamento dos alunos do 1° e 2° ano no desenvolvimento de suas atividades práticas (ATP); ensino da rotina e acompanhamento de 03 acadêmicas durante o desenvolvimento do estágio curricular IV. O acadêmico Leandro Schlata recebeu o Prêmio Profissional Revelação do mês de outubro, título concorrido entre todos os funcionários, em todos os níveis de formação no Gahnem. Participaram, em parceria com o Instituto Ghanem, do evento "UNIVERSO DAS CRIANÇAS", promovido no dia 12 de outubro no Megacentro Witti Freitag. Na área da pesquisa, dentro deste projeto, também sugiram 03 TCCs, sendo um apresentado no 2º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe na UNISUL, Tubarão e 02 pré-projetos foram aprovados para a execução em 2012. Um resultado muito importante foi a contratação de dois alunos durante o desenvolvimento deste projeto. No final deste ano de atividades no projeto AFAC constatou-se que os acadêmicos inseridos apresentaram uma formação mais humanista, crítica e reflexiva. Os acadêmicos inseridos por 2 anos no projeto tiveram sua capacitação nas análises clínicas, pautada em princípios éticos. Os participantes observaram a visibilidade da pesquisa no processo, ampliando seu senso crítico e a socialização dos seus conhecimentos adquiridos com a prática.

Apoio / Parcerias: KG Laboratório de Análises Clínicas

ISSN: 1808-1665