7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A Natação na Escola de Ensino Regular: possibilidades e desafios

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: natação, ensino regular, desafios

Aprender a nadar é uma experiência que nos da segurança; com sua prática adquirimos habilidades que são fundamentais para sobrevivência no meio aquático. Esse estudo tem por objetivo descrever as possibilidades e desafios para oferecer aulas de natação aos escolares da zona rural de Joinville. A natação se torna remota nessas localidades, pois dificilmente encontramos ali piscinas para esse objetivo. A possibilidade iniciou com a apresentação da proposta à direção da E.M.Professor Honório Saldo - Quiriri, que desde o inicio acolheu a ideia com muito entusiasmo. Posteriormente, os alunos da série escolhida ( 6° ano) ficaram sabendo e se mostraram muito eufóricos com a novidade. Na sequência os pais foram convidados para uma reunião na qual eles puderam conhecer o projeto. As matrículas foram o próximo passo e em seguida o inicio das aulas e dos desafios. O primeiro foi o transporte, pois os pais teriam que mandar os filhos de ônibus coletivo para um lugar totalmente diferente do seu cotidiano: a UNIVILLE. O desafio foi lançado, foi preciso conversar com os pais que a oportunidade era única e convencê-los da importância que teria na vida do seu(sua) filho(a). Com muita conversa tivemos resultados positivos. Cerca de dez escolares começaram a frequentar as aulas. Com as aulas em andamento surgiu o segundo desafio. Os dois primeiros meses foram muito produtivos, mas logo que começou o inverno foi difícil convencer os escolares a manter a mesma frequência do inicio, pois chegava à chuva e o frio. A persistência e disciplina tiveram que predominar. Atividades recreativas que estimulassem os alunos a praticarem o que já haviam aprendido e reforçassem seu potencial, e nova conversa com os pais, mostrando a evolução que já havia sido alcançada foram os recursos adotados para superar mais esse desafio e garantir a permanência dos alunos na prática. Com essa experiência é possível dizer que os alunos aprenderam a nadar e a superar os desafios propostos, e que o profissional precisou de persistência e disciplina para não desistir de sua proposta. Essa experiência contribuiu para evidenciar que com espaço físico disponível, persistência, entusiasmo e integração entre o profissional, a escola e a família é possível propor aulas de natação na escola de ensino regular, especialmente para zona rural.

ISSN: 1808-1665