7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Inclusão de alunos com deficiências no ensino superior: identificando este processo na Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação inclusiva, pessoas com deficiências, ensino superior

A partir de 1990 intensificou-se o movimento de inclusão social de grupos considerados minoritários, ou desfavorecidos socialmente, nos mais diversos segmentos da sociedade como trabalho, esporte, lazer e educação. Dentre estes, encontram-se as pessoas com deficiências. Investimentos em acessibilidade, tecnologia assistiva e formação de professores, nas últimas duas décadas, permitiram que alunos com diferentes tipos de deficiências tivessem acesso a uma educação inclusiva cada vez mais com qualidade. Diante do exposto, este trabalho visa apresentar como a UNIVILLE- Universidade da Região de Joinville - Campus Bom Retiro- vem desenvolvendo ações no sentido de tornar seus espaços cada vez mais inclusivos. Ciente deste compromisso político, social e educacional, a UNIVILLE aprovou em 2007, com início em 2008, o PROINES – Projeto de apoio a inclusão de pessoas com necessidades especiais. O projeto é financiado pelo FAEG e está vinculado as Pró-Reitorias de Ensino e de Extensão e Assuntos Comunitários. Neste contexto, várias ações foram executadas, desde a sua criação, visando atender não apenas os conflitos que emergem na relação professor-aluno (ensino-aprendizagem), bem como dar suporte aos demais espaços que englobam a vida acadêmica da instituição. Nos três anos de funcionamento, o projeto atendeu diretamente 19 alunos que apresentavam deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais, distribuídos em 11 cursos de bacharelado e licenciatura do campus Bom Retiro e Unidade Centro. As intervenções do PROINES envolvem questões pertinentes à acessibilidade arquitetônica, acessibilidade a informação, acessibilidade atitudinal, reuniões com professores e chefias de departamento na orientação de estratégias e flexibilizações que podem ser aplicadas visando o atendimento das especificidades dos alunos, como o auxílio de um tutor junto ao aluno. Diante do constante ingresso de alunos cegos identificamos a necessidade de parcerias que nos possibilitem oferecer material em Braille e digitalizado a estes alunos. O projeto conta atualmente com uma interprete de LIBRAS que auxilia dois alunos em sala de aula, bem como na recepção de pessoas surdas que procuram a instituição. Com dados obtidos junto as intervenções realizadas pelo projeto identificamos a necessidade de mais investimento na formação de professores capazes de atuar de modo inclusivo, e em condições de identificar e utilizar as diferentes possibilidades de apropriação de conhecimento que o indivíduo, mesmo com deficiência, apresenta.

Apoio / Parcerias: O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino e da Pró-Reitoria de Extensão da UNIVILLE.

ISSN: 1808-1665