7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Trilhas Interpretativas: metodologias de implantação, uso pedagógico e atividades práticas.

Palavras-chave: educação ambiental, trilhas interpretativas, Mata Atlântica

Uma trilha interpretativa pode ser conceituada como uma “tradução da linguagem da natureza”, incorporando significados e valores à experiência ambiental, por meio de uma gama de estímulos relativos à percepção. É no ambiente que se materializam as relações que os homens mantém entre si e a natureza. O Programa Trilhas – Educação e Interpretação Ambiental da UNIVILLE integra uma equipe com diferentes olhares que, a partir da implantação, manutenção e exploração de Trilhas Interpretativas visa o uso pedagógico dos espaços naturais onde estas trilhas se inserem. O Programa tem por objetivo o desenvolvimento de ações relacionadas com o uso de trilhas como espaços pedagógicos e interpretativos da natureza, concebendo as mesmas desde sua implantação até a aplicação de vivências de interpretação ambiental. As atividades interpretativas são subsidiadas por várias frentes de trabalho simultâneo da equipe, que inclui a pesquisa literária de apoio científico; a pesquisa em interpretação ambiental; levantamentos de campo; a produção de materiais didáticos de apoio, estudos de capacidade de carga e manutenção física das trilhas e da área de entorno. O programa, no ano de 2010, monitorou a capacidade de carga das trilhas, acompanhou aos diversos grupos de visitantes em atividades adequadas às expectativas dos grupos e seus responsáveis, ministrou palestras, realizou atendimentos a rede de ensino pública e privada, e forneceu suporte técnico à implantação de trilhas em outros espaços, como o Jardim Botânico e Ilha da Rita da UNIVILLE, o Museu de Arte de Joinville e a WEG Equipamentos Elétricos S/A. O Programa também tem desenvolvido jogos educativos e coleções biológicas didáticas sobre a Mata Atlântica e a sinalização das trilhas onde dá suporte. Dentre os principais grupos de visitantes atendidos, encontraram-se escolas estaduais e privadas da rede de ensino dos municípios da região, bem como, atendimentos a grupos universitários da UNIVILLE. Das várias atividades desenvolvidas pelo Programa, este tem sempre oportunizado a discussão da relação homem-natureza junto a seu público e reforçado o caráter de interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão na universidade.

ISSN: 1808-1665