7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Os professores e a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: professores, ensino fundamental de 9 anos, implementação

O projeto de pesquisa que aqui se apresenta teve como principal objetivo compreender como se deu a implementação do Ensino Fundamental de 9 anos a partir do dizer de um de seus principais envolvidos: o professor. A intenção foi verificar junto aos professores das duas séries iniciais (1º e 2º anos) quais as suas expectativas e dúvidas quanto a conteúdos e procedimentos a serem adotados em cada um dos anos e, a partir disto, entender quais as suas concepções sobre alfabetização, letramento e currículo. Também se pretendeu perceber qual o papel que é assumido por este professor nesta nova etapa da educação brasileira e qual espaço que lhe foi/é dado nas discussões que envolveram/envolvem a implementação do novo modelo de educação básica. Para tal, foram aplicados questionários com professores das redes pública e privada de Joinville. Os resultados indicam que a maioria dos professores recebeu algum tipo de orientação, principalmente em seu próprio espaço escolar, a partir da ação dos gestores. Contudo, 28% dos professores informaram não ter recebido nenhum tipo de orientação, sentindo-se um tanto confusos com relação a uma série de aspectos envolvidos, especialmente a questão do conteúdo e da avaliação. Com relação a sua participação nas discussões, os resultados deixam claro que o professor pouco foi convidado a participar de alguma. Ele teve pouca voz e quando teve direito a ela, em geral, a implementação já havia sido instaurada. O espaço em que isso foi possível se limitou aos muros da própria escola, nas reuniões pedagógicas ou em conversas esparsas nos corredores, entre parceiros. Ficou a desagradável sensação de que quase nada importa a voz do professor, desde que ele cumpra o que lhe é determinado. Principais autores: Pacheco e Zan (2009) e Perrenoud (2003).

ISSN: 1808-1665