7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A CRISE DOS VALORES NA PÓS-MODERNIDADE E O RESGATE DOS VÍNCULOS FAMILIARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REALIDADE DOS INTERNOS EM COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: ética, Patrimôno cultural, Pós-modernidade

A linha de pesquisa "Patrimônio e Sustentabiblidade" do Mestrado em “Patrimônio Cultural e Sociedade” da UNIVILLE - ao qual este projeto está vinculado - pretende proporcionar uma reflexão e pesquisa humanística, que ressalte os valores intangíveis, imateriais da cultura, que são os valores éticos na construção da identidade cultural, despertando nos pesquisadores, o professor e os alunos do grupo de pesquisa, a responsabilidade de serem agentes de mudanças na sociedade. Assim, o objetivo é o de conhecer o pensamento contemporâneo e ampliar a visão de mundo para relações sociais consistentes em meio à crise de valores. A partir disso, os valores e a ética são vistos como construções culturais. Desse modo, na pós-modernidade, o sentimento de vínculo social foi desestruturado. A partir dessas hipóteses, pretende-se achar caminhos para a reconstrução dos valores, como bens imaterias e culturais. A tese de discussão é que a pós-modernidade rompeu com os vínculos, pois particularizou a percepção da realidade ao romper com os universais, portanto desconstruiu vínculos históricos e sociais fundamentais como o sentimento de pertença social. O patrimônio cultural tangível, material, é a objetivação de todos estes complexos e mútuos processos da convivência humana, que se expressam na cidadania e na sustentabilidade. As rupturas da pós-modernidade se estendem à convivência humana, em especial ao convívio familiar. A metodologia utilizada se concentrou na pesquisa bibliográfica. As análises teóricas a partir de Gianni Vattimo, Zygmunt Bauman, Hans Jonas, Erich Fromm, Jürgen Habermas, Richard Sennet, Lúcia Santaella e outros constatam que a cultura pós-moderna está sendo desafiada a retomar a discussão em torno de valores éticos agregadores. Isso é necessário porque estão sendo priorizadas as promessas de desenvolvimento e de progresso, que são os bens materiais, sem, contudo, priorizar suficientemente os bens imaterias como valores, família e vínculos sociais. Assim, tem-se uma cultura do ter em detrimento do ser, que não consegue estabelecer relações de sentido com os bens culturais materiais e tangíveis. A partir disso, explica-se, pelo menos em parte, a destruição de patrimônios históricos e culturais, a exemplo das pichações e da destruição das mais variadas expressões de bens culturais. Portanto, é a partir de um edifício teórico e filosófico se investigou a recuperação de arcaísmos como solidariedade, valores, famílias, crenças, que são universais que foram, em boa medida, abandonados pela pós-modernidade. Em última análise, trata-se da recuperação da consciência de cidadania e de sua construção histórica, material, tangível e sustentável.

Apoio / Parcerias: Centro de Recuperação Nova Esperança (CERENE)

ISSN: 1808-1665