7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Cinema e história: uma experiência interdisciplinar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: cinema, história, aprendizagem

O projeto “Cinema e história: uma experiência interdisciplinar” foi desenvolvido no decorrer do ano de 2010 pelos professores das disciplinas de História do Brasil e de História da América, junto à 4ª série do Curso de História da UNIVILLE. Objetivou promover a aprendizagem de conteúdos e temas ligados à modernidade latino-americana, bem como de questões que envolvem a apropriação teórico-metodológica de produções cinematográficas no campo historiográfico. Desta perspectiva, os estudantes tiveram a oportunidade de dialogar com as linguagens que desafiam a prática docente na cultura escolar e refletir criticamente sobre os usos de filmes nas aulas de história, seja como mera ilustração de fatos, seja como portador de conteúdos a serem assimilados pelos receptores. A estratégia do projeto englobou, numa primeira etapa, leitura de ampla bibliografia e realização de seminários que tiveram como tema: “A criação cinematográfica na perspectiva de Walter Benjamim”, “Cinema: linguagem e recepção”, “Cinema como fonte para o conhecimento histórico”, “Apropriações do cinema pela história”, “Apropriações da história pelo cinema”, “Uso de filmes no ensino de história: proposições metodológicas” e “O Cinema e o Tempo Presente: O percurso da imagem, performances e experimentações”. Na segunda etapa, foi disponibilizada uma lista de filmes. Cada estudante ficou encarregado de analisar uma obra de seu interesse, interpretando-a com base em outros documentos e em leituras que iam ao encontro dos assuntos suscitados pelo filme, tais como, processos migratórios, movimentos sociais, populismos, ditaduras latino-americanas, guerra e terrorismo, sociedade da imagem, etc. Por fim, na terceira etapa, os estudantes foram desafiados a problematizar o filme selecionado e proceder a uma nova edição, ou um novo filme, o que contribuiu para experiências de saber-fazer implicadas nas operações técnicas de montagem, na interpretação do filme como documento histórico e suas possibilidades pedagógicas na educação básica.

ISSN: 1808-1665