7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Transtorno por Deficit de Atenção e Hiperatividade em estudantes da rede publica municipal de Joinville - SC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Desatenção, Hiperatividade, estudantes

O transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) consiste em um transtorno neurobiológico crônico, que causa em seu portador desatenção e/ou hiperatividade/impulsividade. Suas causas são tanto biológicas quanto ambientais, e sua incidência pode alcançar de 2 a 5% das crianças em idade escolar, podendo apresentar comorbidades com outros distúrbios psiquiátricos. No ano letivo de 2010 foi estimada a prevalência de TDAH em escolares cursando a 4ª serie ( 5os anos ) em três escolas municipais da cidade de Joinville – SC, através de questionários preenchidos pelos pais e professores, utilizando como método a escala do comportamento disruptivo de Barkley, R. e Murphy, K., 2008. O total de alunos estudando nos 5os anos do ensino fundamental das 3 escolas foi de 256. Contudo, somente 42 alunos (16,4%) tiveram ambas as escalas preenchidas por seus pais e professores. Duas crianças (4,76%) apresentavam alta probabilidade de ter o subtipo predominantemente desatento, três escolares (7,14%) apresentavam alta probabilidade de apresentar o subtipo predominantemente hiperativo/impulsivo e seis crianças (14,28%) apresentavam alta probabilidade de apresentar o subtipo combinado. Déficits cognitivos, transtornos do aprendizado e da linguagem podem provocar um comprometimento social grave. As dificuldades no diagnóstico e na intervenção sobre esse tipo de transtorno devem-se a falta de conhecimento sobre o quadro clínico, a inexistência de estudos acerca das consequências futuras e principalmente ao preconceito para o tratamento efetivo.

ISSN: 1808-1665