7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

DIÁRIO DE APRENDIZ: UM INSTRUMENTO INTERDISCIPLINAR DE REFLEXÃO UTILIZADO NAS AULAS DE DIDÁTICA.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Diário, Interdisciplinaridade, Didática

Este trabalho descreve uma prática realizada no período de 2008 a 2010, envolvendo turmas de acadêmicos dos Cursos de Ciências Biológicas, História, Letras e Pedagogia da Univille. A prática desenvolvida com os alunos pretendeu diagnosticar e significar como se dá o registro deste professor em formação em situações reais de aprendizagem, visando conscientizá-los sobre suas modalidades de aprendizagem e registro de modo a associar as disciplinas de Didática, Estágio Supervisionado e Metodologias de ensino. Para tanto o exercício de observação da própria aprendizagem passou a ser um momento singular de construção do conhecimento, visto que o acadêmico, através da reflexão e da problematização das práticas e da realidade vivenciada devia avaliar os resultados da própria ação. No entanto, acompanhar o aprendizado em suas diferentes linguagens e especificidades, de modo a construir documentos que apresentam sua evolução não é tarefa fácil. Quando os inseridos são os próprios acadêmicos, pensando sobre seu processo este cenário parece ainda mais desafiador. Primeiramente por serem frutos de uma escola que ao longo da formação fundamental e média pouco atribui ao aluno a participação e reflexão no seu processo. Depois, por não possuírem, ainda, a prática que signifique claramente os resultados obtidos. Como então descrever e acompanhar a aprendizagem ou elaborar planejamentos que viessem ao encontro dessa aprendizagem? Foi criado um instrumento de registro nomeado Diário de Aprendiz (DA). Nele o desafio era registrar impressões, análises, dúvidas e buscas tidas nos diferentes momentos de seu aprendizado. A cada aula de didática era lançada uma questão que envolvesse a prática pedagógica. Com a implantação do DA e após terem sido superadas as resistências, os resultados foram sendo discutidos em sala. Ao final de cada ano, e em cada turma ficaram evidenciadas a tomada de consciência do próprio processo e a necessidade de criar indicadores de aprendizagem que norteassem, primeiramente o processo e posteriormente a sua futura prática pedagógica, demonstrando com isso a consciência do processo de auto-regulação.

ISSN: 1808-1665