7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Material Artístico Pedagógico: uma investigação conceitual e metodológica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Material Pedagógico, Ensino da Arte, Banco de Imagens

Ninguém nasce gostando de arte. O interesse pelo universo artístico se desenvolve por meio do aprendizado, ou seja, a arte consiste em algo do qual se aprende a gostar. Citando Paulo Freire, Ana Mae afirma que ninguém aprende sozinho, aprende-se uns com os outros pela mediação das coisas do mundo (BARBOSA: 2009), sendo a arte importante mediadora entre as coisas e o mundo. Nesse sentido, pode-se entender a importância e responsabilidade da atuação do arte/educador, já que este possui o papel de mediador entre a arte e o educando. Como uma forma de melhor instrumentalizar o professor, museus e instituições culturais têm produzido materiais didáticos, sejam eles pensados a partir de obras do acervo ou para exposições temporárias. A partir de estudo acerca desses, pôde-se constatar três formatos distintos: materiais dependentes de exposições de arte, ou seja, aqueles que não podem ser trabalhados independentes dessas ou mesmo fora do espaço do museu; materiais mistos, que são concebidos a partir do estudo de uma determinada mostra ou acervo mas que podem ser trabalhados independentes desses; e materiais independentes, que foram produzidos sem qualquer vínculo com exposições ou acervo. Durante o ano 2009, por meio deste projeto, foram analisados 57 dos 91 materiais produzidos por instituições nacionais então cadastrados no banco de materiais educativos do Programa Institucional Arte na Escola da Univille. Para que a investigação seguisse um padrão de análise, a partir de estudo prévio, foi construído um formulário guia que foi sendo adaptado ao longo do processo conforme as necessidades que foram surgindo. Afim de ter-se conhecimento acerca da real aplicabilidade dos materiais educativos, foi formulado questionário a partir de pontos suscitados no estudo dos materiais e que foram respondidos por dez professores de arte das redes pública e municipal. A partir das análises realizadas, foram identificados os pressupostos conceituais e metodológicos desses materiais e construído um mapa conceitual. Constatou-se a Fenomenologia da Percepção, de Maurice Merleau Ponty, a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa e o pensamento rizomática, de Guilles Deleuze e Felix Guatarri como sendo a base da grande maioria dos materiais estudados, e a partir desta, juntamente com os apontamentos realizados pelos professores, foi construída uma nova proposta educativa de material independente de exposições, a ser concebido a partir de recorte de arte brasileira do banco de imagens do Programa Institucional de Extensão Arte na Escola.

ISSN: 1808-1665