7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA: RESULTADOS DA OFICINA DESENVOLVIDA NO 1º CLIC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Jogo, Recurso pedagógico, Lúdico

O Núcleo Pedagógico Integrador (NPI) surgiu em 2009 como proposta de compartilhamento de disciplinas e outras atividades para os cursos de licenciatura da UNIVILLE. No ano, de 2010 aconteceu em setembro o 1º Colóquio das Licenciaturas (CLIC), envolvendo palestras, apresentações e oficinas. Este trabalho apresenta a oficina “O jogo como ferramenta pedagógica na construção das habilidades metacognitivas”. Participaram 55 acadêmicos dos cursos envolvidos no NPI. A temática da oficina foi escolhida partindo da demanda dos acadêmicos e pesquisas que sinalizam o jogo como aliado no espaço escolar, principalmente por ser um desafio a ser superado. Através do jogo e de sua forma lúdica é possível entender que um problema só vai ser solucionado a partir do momento que for compreendido e resolvido em partes. A abrangência do uso do jogo não se limita, no entanto, a resolução de problemas, mas envolvem outros aspectos como: Desenvolvimento da Consciência dos processos de raciocínio; Habilidade de Raciocínio como estratégias de solução de problemas, modelos de tomada de decisões, processos de pesquisa, gerenciamento de dados e informações, raciocínio lógico e matemático, habilidades de comunicação; Fortalecimento de Habilidades Sociais; e Transferência Interdisciplinar. Durante a oficina foram trabalhados jogos como: Mancala, Surakarta, Bagha-Chall, Brandubh e Puluc. Jogos estes que são originários de diferentes povos antigos: tribos africanas, egípcios, indonésios, nepaleses, Vikings e Maias. Os jogos foram vivenciados e discutidos buscando identificar ligações entre diferentes e diversos campos do raciocínio e atividade humana. Ao acadêmico ficou o desafio de projetar e transferir este conhecimento, aplicando-o em outras áreas de modo a elaborar uma lista final de aplicações. Foram descritas cinco áreas e os aspectos envolvidos. Para os acadêmicos o que sobressaiu no aspecto social foi: cooperação, comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos. No aspecto cognitivo destacou-se: processo de decisão, resolução de problemas, orientação espacial, raciocínio lógico, planejamento e execução, táticas e estratégias. No aspecto emocional o destaque foi: autodisciplina, autoconfiança, responsabilidade, aprender e ganhar e perder, consciência de si e aprendizado a partir do erro. Houve um destaque ainda para o aspecto ético envolvendo: respeitar, tolerar e viver a diferença e agir positivamente para o bem comum. Ao final da oficina fica a experiência de uma discussão interdisciplinar e a possibilidade de utilização de novos recursos como aliados pedagógicos.

ISSN: 1808-1665