7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A compreensão e a formação dos professores dos cursos de Direito e de Administração sobre os gêneros universitários e para a orientação da leitura e produção de textos na UNIVILLE São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gêneros , universidade, professores

O projeto de pesquisa Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários, desenvolvido em 2010, objetivou levantar dados sobre a formação e a compreensão dos professores universitários, atuantes na UNIVILLE, no campus São Bento do Sul, para a leitura e produção de gêneros acadêmicos por parte deles mesmos e para a orientação dos estudantes. Por gêneros, entendemos os textos que circulam nas diversas esferas de atividade humana (BAKTHIN, 2000). Na esfera acadêmica, a partir de pesquisa realizada pelo projeto GEA, aprovado em 2007 e executado no ano de 2008, constatou-se uma compreensão restrita por parte de alunos e professores sobre os principais gêneros acadêmicos que circulam no ambiente universitário. Essa falta de domínio dos gêneros acadêmicos, segundo os estudantes, repercute negativamente no desempenho acadêmico, limitando as oportunidades de relacionamento produtivo com o conhecimento. Para os professores, a limitação do conhecimento implica no não-exercício dessa atividade importantíssima para a comunicação científica, já que a insegurança o leva à prática das avaliações tradicionais. Em outro foco da análise, a pesquisa de 2008 mostrou que os materiais institucionais também apresentam abordagem restritiva dos gêneros acadêmicos, já que se limitam a condicionar padrões de produção dos trabalhos acadêmicos e não a instrumentalizar para o sentido dessa produção. Portanto, concluiu-se que esses materiais necessitam ser redimensionados e complementados. A partir desse contexto, este estudo visou dar continuidade ao trabalho partindo do ponto nevrálgico mostrado: o conhecimento dos professores. Como principais resultados, identificou-se a necessidade de desenvolver mecanismos que atendam a três necessidades: formar/letrar/instrumentalizar os docentes para a utilização desses gêneros e, conseqüentemente, levar esse conhecimento aos estudantes. Para isso, já foram empreendidas algumas ações nessa direção: em fevereiro de 2011, já se formou um grupo de estudos sobre a leitura e produção de gêneros universitários.

ISSN: 1808-1665