7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Formação continuada para professores da educação básica:de professores

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: professores da educação básica, formação continuada , letramento e infância

A atividade configurou-se como uma formação continuada para professores das duas séries iniciais, com duração de 60 horas. Em 2010, foi a 4ª edição do projeto, cuja continuidade é solicitada pela Gerência Regional de Educação com o fim de atingir a todas as escolas sob sua responsabilidade. Há cada ano, grupos diferentes de professores participam, trazendo experiências diferentes e novos debates surgem, percebendo-se a necessidade de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nas capacitações. Durante a atividade diferentes temáticas são discutidas, focalizando-se a questão da alfabetização e do letramento, dos gêneros discursivos, da formação do profissional docente e das culturas da infância. Como metodologia, empregam-se diferentes estratégias e técnicas, que vão desde exposição oral, até vídeos, discussões, leituras variadas e elaboração de atividades, tendo como suporte as reflexões feitas durante os encontros. De um modo geral, percebeu-se um significativo envolvimento das professoras participantes em todas as atividades propostas. Também foi comum ouvirem-se manifestações como “Interessante”, “Eu não sabia disso”, “Já faço isto em sala de aula”. Constantemente questionamentos eram feitos e havia significativo interesse em colaborar. As professoras realmente envolveram-se com a proposta e reconheciam a necessidade de repensar algumas de suas práticas. Nesse sentido, os dois grupos de 2009 diferenciaram-se dos grupos de 2007 e 2008, nos quais, em alguns casos, percebeu-se um certo menosprezo pelas discussões, uma certa apatia por parte de alguns professores, o que já em 2010 não aconteceu, pois os profissionais tiveram uma participação bem efetiva, trazendo muitas contribuições. Vale ressaltar que os dois grupos de 2009 eram constituídos, em boa parte, por professores já com uma respeitável trajetória na área de educação, o que desmente um pouco aquela ideia de que profissionais em final de carreira não buscam mais novas informações. Um contraponto interessante à atividade de extensão seria a observação direta do modo como aquilo que é discutido nos encontros contribui para uma reconfiguração da prática pedagógica das professoras envolvidas. Há algumas manifestações favoráveis por parte de alguns gestores o que motiva o grupo das professoras extensionistas a darem continuidade à atividade.

Apoio / Parcerias: Professores da rede estadual da região - GRED

ISSN: 1808-1665