7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A utilização de blogs como mediadores da prática de leitura

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: blogs, mediadores, leitura

A presente comunicação é um relato dos resultados do curso A utilização de Blogs como mediadores da prática da Leitura, desenvolvido em 2010, como Projeto Vinculado de Extensão do Programa Institucional de Incentivo à Leitura – PROLER UNIVILLE, em parceria com o Projeto Autores, obras e acervos literários catarinenses em meio digital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - PRONEX da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com o setor de Gestão de Tecnologia da Gerência de Educação Estadual – GERED/Joinville para professores de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. O curso objetivou desenvolver procedimentos para a utilização de BLOGS como suporte educativo, interativo e lúdico atrelando-o às práticas de leitura, no sentido de instigar o leitor ao diálogo entre seus pares, estreitando a relação leitor/texto. O formato do curso semipresencial foi articulado com atividades presenciais (30%) e à distância (70%), perfazendo 20 horas. Nos encontros presenciais, os professores aplicaram técnicas interativas de criação e implementação de espaços virtuais – blogs – e, nas atividades à distância, desenvolveram projetos de mediação da prática de leitura nos espaços criados, culminando num encontro no qual foram apresentados os projetos de blogs realizados em suas escolas de origem, partilhando as experiências realizadas. Foram desenvolvidos dez blogs pelos professores cursistas que articularam diversas imbricações tecnológicas (texto, audio, imagem e vídeo), dirigidas para atividades de leitura e produção de textos em que os alunos interagiram como leitores e co-autores promovendo exercícios de leitura em meio eletrônico.

Apoio / Parcerias: Parcerias -Universidade Federal de SC -UFSC Setor de Gestão de Tecnologia - GERED - Joinville

ISSN: 1808-1665