7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

A percepção de espaços escolares por diferentes olhares

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: percepção, espaços escolares, estudantes

Esta comunicação científica refere-se a pesquisa efetivada em duas escolas de rede pública municipal de uma cidade do norte do estado de Santa Catarina. Seu objetivo foi verificar a percepção de diferentes atores sociais a respeito dos espaços escolares em instituições de ensino básico, em contexto urbano e rural. Foi selecionada uma escola em cada região, urbana e rural. A fim de perceber as conexões existentes entre a percepção do espaço físico e subjetivo constituído nos aspectos relacionais, optou-se por metodologias da pesquisa qualitativa, executada através de observações de campo e entrevistas abertas e semi-estruturadas, gravadas e posteriormente transcritas. Foram efetuadas entrevistas com diretores, professores e estudantes do ensino fundamental de ambas as escolas selecionadas. No total foram realizadas entrevistas com dois diretores, quatro professores e vinte estudantes. Os relatos docentes convergem para um reconhecimento da escola como espaço de crescimento, voltado à promoção pessoal, profissional e social. Entretanto, não foi evidenciada uma identificação ou reconhecimento explícito dos espaços e ambientes físicos de nenhuma das escolas por parte dos docentes. Os relatos dos estudantes denotam um reconhecimento mais significativo dos ambientes físicos das escolas, indicando os locais efetivamente ocupados pelos mesmos, Destacam-se a praça de leitura, a quadra de esportes, onde todos se reúnem: a biblioteca, as áreas na frente e atrás da escola, e as salas de aula. A maioria de espaços foi identificada por estudantes de ambas as escolas, urbana e rural. Para cada um destes espaços, os estudantes apontam razões específicas de identificação, incluindo o contato prazeroso com materiais de leitura e estudo, a oportunidade de contato mais próximo com os professores e principalmente, aqueles espaços que usufruem com os colegas, em interações afetivas e de socialização, convergindo para um reconhecimento da escola como espaço de crescimento e de socialização cultural e científica.

Apoio / Parcerias: FAP - Fundo de apoio à pesquisa Univille

ISSN: 1808-1665