7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Princípios lógico-jurídicos, hermenêutica e preparação para concursos públicos.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Lógica, Hermenêutica, Concursos

A carreira profissional oferecida ao estudante do curso de Direito enfoca carreiras profissionais como: magistratura; ministério público; carreira policial; a advocacia, só para citar algumas. Para que o estudante possa ingressar nessas carreiras, tanto num concurso público quanto na advocacia, serão exigidos nas provas de admissão a elaboração de textos argumentativos e solução de questões de múltipla escolha. Desta forma, deve o candidato apresentar consistente conteúdo a fim de atingir o objetivo da aprovação. Neste sentido, deve-se oportunizar aos acadêmicos do curso de Direito um serviço de apoio que o auxilie a alcançar tais objetivos profissionais. A presente proposta considera que o estudante estará se preparando para várias das carreiras jurídicas tais como: cargos de analista; procuradoria (do Estado de Santa Catarina, Federal, de autarquias etc.); carreira policial; magistratura (federal, estadual, do trabalho etc); promotoria (federal, estadual, do trabalho etc); diplomacia, exame da OAB etc. O presente projeto objetivou a pesquisa pelos alunos de editais de concursos públicos, incentivando-os a conhecer os critérios de seleção para as carreiras jurídicas de sua predileção. A partir desta pesquisa, os alunos forão orientados a buscar as minutas das provas dos últimos concursos, podendo assim, não somente conhecê-las, mas também resolvê-las com a orientação do docente. Quis-se que o estudo e a pesquisa dos editais de concursos públicos de interesse dos alunos, com a resolução das provas anteriores, ocorresse com vistas a administrar a progressão das aprendizagens, ou seja, otimizando o tempo a fim de que o aluno percebece onde ele se situa diante do problema, e que, a partir daí, pudesse seguir um passo a frente. Pelo exposto, a proposta do presente projeto não só atendeu as especificações do FAEG, como também, e principalmente, permitiu que o aluno se preparasse para o ingresso no mercado de trabalho.

ISSN: 1808-1665