7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: aprendizagem assíncrona, design, ergonomia

Este estudo pretende abordar o precurso percorrido para o desenvolvimento de uma proposta metodológica para o design de conteúdos destinados à aprendizagem assíncrona baseada em comunidades de aprendizagem on-line no curso de Design da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville). Salienta-se que o foco não é o design das ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual disponibilizado na instituição, mas sim, a preparação pedagógica e ergonômica adequada dos conteúdos disponibilizados por meio destas ferramentas para efetivar a aprendizagem. O estudo justifica-se: pela banalização do acesso as tecnologias digitais associada às alterações na rotina social, profissional, familiar e educacional; pela desenvoltura com que estudantes usam tecnologias da comunicação e da informação (TICs); pelo status da educação a distância e aprendizagem semi-presencial que já são reais e desfrutam de amparo legal; pela natureza do pensamento da profissão de Design que intensifica a exposição tecnológica e requer o desenvolvimento de habilidades para trabalhar colaborativamente em rede e em equipe; e, pela necessidade de promover o uso das ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pela instituição. Para atingir os objetivos a metodologia compreende: revisão de literatura acerca de fundamentos pedagógicos e ergonômicos que podem apoiar a aprendizagem assíncrona, pesquisa descritiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Univille, do Projeto Pedagógico do curso de Design (PPC) e do espaço de aprendizagem on-line da instituição, estudo de caso por meio da técnica delphi para verificar o uso que os professores fazem do espaço de aprendizagem on-line, análise de conteúdo das informações coletadas por meio da técnica delphi e desenvolvimento da proposta metodológica para a aprendizagem assíncrona. Os resultados preliminares obtidos referem-se: (1) ao recorte dos fundamentos pedagógicos de apoio a aprendizagem assíncrona: aprendizagem colaborativa, aprendizagem significativa, comunidades de aprendizagem on-line, design didático e mediação pedagógica; (2) ao recorte dos fundamentos ergonômicos: cognição, emoção, enfoque centrado no usuário e usabilidade, estilos cognitivos de aprendizagem e recursos gráficos de aprendizagem; (3) a síntese dos resultados da análise descritiva do ambiente filosófico e tecnológico institucional; e (4) a aplicação dos questionários vinculados a técnica delphi e análise de conteúdo das respostas.Os resultados já obtidos serão imputs para a estruturação desta proposta que a próxima meta desta investigação.

Apoio / Parcerias: a realização do estudo contou com o apoio da Capes e do FAP/Univille

ISSN: 1808-1665