7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 16/05/2011 à 20/05/2011
Educar Direitos Humanos: experiências da prática da metodologia participativa no ambiente escolar
- Juliana Piva Fleury Charmillot, G, julianapfc@hotmail.com
- Nicolle Guedes, G, nikaguedes@hotmail.com
- Fernanda Brandao Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Direitos humanos, Educação participativa, educação em direitos humanos
Este trabalho objetivou apresentar e discutir uma experiência em Educação em Direitos Humanos realizada em um colégio a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão da Univille-Universidade de Joinville em parceria com o IDDH- Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. O projeto Educar Direitos Humanos propôs, a partir de alguns encontros com educadores do Ensino Fundamental do colégio, o desenvolvimento de iniciativas educacionais voltadas para a prática dos Direitos Humanos na escola. Tanto as oficinas de formação dos educadores como o trabalho com os alunos na escola foram realizados com base em metodologia participativa buscando-se a construção coletiva do projeto com a participação ativa de alunos, professores e comunidade escolar. O projeto foi acompanhado pelo IDDH e, ao final, foi entregue um relatório sobre seu desenvolvimento e resultados. Foi possível observar que os professores atingiram os objetivos almejados. O colégio decidiu inserir a temática no seu projeto político pedagógico. Algumas questões, entretanto, surgiram na análise dos relatórios, tais como: a necessidade de aprimoramento dos instrumentos avaliativos dos educadores; a importância de formação contínua destes para a consolidação da transformação de sua prática; a constante discussão e aprimoramento da metodologia participativa nos projeto de Educação em Direitos Humanos.
Apoio / Parcerias: IDDH - Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos
Colégio da UNIVILLE
Clínica de Direitos Humanos - departamento de Direito
ISSN: 1808-1665