7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Desenvolvimento integrado de pessoas - Coaching e Mentoring

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento de Pessoas

A UNIVILLE tem como missão: “promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, a realização desse projeto de ensino proposto justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus SBS pois teve como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR, que consiste em atendimentos individuais com temas pré-determinados. As agendas comportaram a abordagem dos seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima, centramento, gestão de mudanças, evolução, tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos e sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; que tenham capacidade para ajustar-se, com rapidez, aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria respondeu que foi de 90% para 50% dos respondentes e 100% para 40% dos participantes, o que demonstra grande aplicabilidade dos assuntos tratados na vida pessoal dos participantes. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a opinião de 50% dos acadêmicos foi de 90% e de 100% para outros 20%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida após as sessões de coaching os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.

ISSN: 1808-1665