7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

UNIVERSITÁRIOS INTEGRADOS, IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS PARA CONSTRUIR SEUS CAMINHOS

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Integração, Atitude, Projeto de vida

Com apoio do Programa FAEG – Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação, este projeto visou, dentro dos objetivos do Programa, contribuir, através de uma interação acadêmica e comunitária, para com os alunos do curso de Graduação da Univille, Campus de São Bento do Sul, para uma maior clareza com relação a atitudes e habilidades , elos importantes, para construção da sua carreira profissional. O objetivo principal foi de, através de grupos de discussão formatado em seminários, com empreendedores e profissionais da região, no pressuposto da participação ativa dos estudantes, angariar para o corpo acadêmico, além do conhecimento ampliado a respeito da carreira, a motivação às atitudes proativas exigidas, quer dos empreendedores, quer dos profissionais para a busca de uma carreira promissora. A interação dos grupos propiciou que os acadêmicos, na dinâmica dos encontros, se percebessem com atitudes mais participativas e consequente melhora da autoestima, positiva para as suas metas profissionais. Para tal, nos encontros foram debatidos temas visando uma maior clareza nos objetivos de vida, o identificar pontos fortes pessoais, para um melhor senso crítico, uma maior eficácia da comunicação, elementos importantes que através dos encontros foram balizados e praticados. Os convidados para os debates não foram remunerados. A metodologia utilizada foi a realização de reuniões semanais, em formato de seminários, em que temas levantados, com relação a atitudes perante a vida, empreendedorismo, gestão de pessoas, de processos e marketing, visitas a empresas, conduzidas pelo professor coordenador, com a presença de profissionais da comunidade da cidade e especialistas em comportamento humano. As pessoas convidadas, como testemunhos de suas experiências, conduzidas pelo coordenador, expunham a sua vivência para o sucesso e como contornaram dificuldades, e os participantes eram provocados e incentivados, como sujeitos ativos, a interagir nas discussões, a fim de obterem respostas aos seus anseios e dúvidas, compartilhassem experiências e obtivessem conhecimento das oportunidades e desafios na vida. Participaram do projeto 60 acadêmicos.Os resultados foram muito positivos, conforme depoimentos escritos de alguns participantes, dentre os quais destaco: “Em relação aos FAEG, foram todos muito bons, ajudaram complementar a nossa forma de enfrentar desafios do nosso dia-a-dia, ajudaram a ter uma maior percepção das pessoas e acontecimentos e detalhes que nos cercam em nossa vida profissional e pessoal. Helton Wagner Smiguel – aluno do 2º ano de Administração de Empresas”.

ISSN: 1808-1665