7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Políticas e práticas de responsabilidade social no município de São Bento do Sul e região: análise comparativa e proposição de modelo de maturidade.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, sustentabilidade

Os desafios e exigências impostas aos gestores das empresas têm se ampliado muito, tornando o ambiente de negócios mais competitivo. A responsabilidade social corporativa (RSC) emerge nesse cenário e impele as empresas a direcionarem ações a fatores externos e internos que impactam essa dimensão. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as consequências de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas. A presente pesquisa se sustentou no propósito de realizar estudo comparativo acerca das políticas e práticas de RSC no município de São Bento do Sul/SC e região, considerando os desdobramentos sócio-ambientais desse processo e oferecer às empresas um modelo de maturidade gerencial para dimensionar suas ações nesse âmbito. O encaminhamento do processo investigativo se baseou nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo em empresas consideradas de pequeno porte (com menos de 100 funcionários) visando mapear e comparar as principais atividades realizadas, os princípios e diretrizes em que pautam-se. Dentre as categorias identificadas constatou-se que das empresas abrangidas 41% possui ações consolidadas e 30% está em processo de implantação no que se refere aos valores e transparência. Quanto a políticas e práticas contemplando o público interno das empresas 43% dos gestores consultados afirmaram ter ações consolidadas, mas em contrapartida 24% informa não oferecer ainda ações dessa natureza. A categoria meio ambiente foi a que revelou maior equilíbrio, conferindo a 34% das empresas possuindo ação implantada, 30% em processo de implantação, 21% informa que não adota políticas ou práticas nesta direção e 15% ainda pretende implantar. Na categoria que buscou investigar a relação das empresas pesquisadas com parceiros e fornecedores, se identificou que 34% possuem ação consolidada e no extremo oposto 28% informa ainda não fazer adoção de práticas nessa direção. Na categoria clientes e consumidores 50% afirmam terem ação consolidada, contra 5% das empresas que não as possui. Na categoria que contempla relações com a comunidade 37% das empresas têm ações consolidadas e 8% não as adota. Na categoria governo e sociedade, 46% das empresas afirmam ter ações consolidadas e 8% expressam não adotar procedimentos desta natureza. Os resultados permitem dimensionar a maturidade da RSC avaliando o impacto das ações pelas empresas pesquisadas, auxiliando às tomadas de decisão nesse âmbito.

ISSN: 1808-1665