7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Nivelamento da disciplina matematica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: aluno, nivelamento, matematica

Os estudantes ingressantes no ensino superior vivenciam uma grande mudança de vida propiciada pela passagem do ensino médio para o superior, seja no que tange às atitudes relacionadas aos aspectos pessoais ou às atitudes que concernem o processo educacional. Preocupada com o desempenho dos alunos ingressantes, principalmente na área de matemática, a Pró-Reitoria de Ensino e, a Coordenação do curso de Administração criaram o programa FAEG, com vistas a proporcionar aos alunos de graduação possibilidade de reforço em matemática, procurando minimizar as defasagens de conteúdos advindas do ensino fundamental e médio. Sendo assim, ofereceram o curso de nivelamento de matemática gratuito aos estudantes ingressantes do curso de Administração, em todas as suas ênfases, cursos estes oferecidos no mercado por empresas e por sua vez cobrados, impossibilitando os estudantes de menor poder aquisitivo de frequentá-los. Estes foram oferecidos em horários especiais (extra curriculares), nas instalações do departamento de administração, com o objetivo de oferecer ao aluno recém ingresso no curso de Administração de Empresas, Logística e Marketing, nivelamento na disciplina Matemática. Os conteúdos introduzidos com aulas expositivas e dialogadas por meio de atividades diversas como: realização de tarefas, acompanhamento das resoluções de problemas matemáticos apresentados pelos alunos ao professor ministrante, compartilhamento e discussão das soluções encontradas pelos alunos, com oportunidade de colocarem suas dúvidas, seus questionamentos, fazendo com que a compreensão de todos em torno das soluções obtidas, de fato, acontecessem. Do resultado de uma enquete feita com os alunos participantes registrou-se um percentual positivo do comportamento do aluno em relação à disciplina gerando assim, um diferencial para a Instituição ao disponibilizar o curso FAEG aos seus estudantes.Concluí-se com a esperança de ter diminuído a evasão provocada pela dificuldade na disciplina matemática; ter diminuído as reprovações/dependência na disciplina; ter aumentado à motivação do aluno ingressante em relação a rever tópicos da matemática básica tão importante para o bom desempenho no curso.

ISSN: 1808-1665