7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Orientação Educacional

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: orientação educacional, acompanhamento pedagógico, evasão

A proposta do projeto foi de detectar o baixo rendimento acadêmico, tanto de nota como de frequência dos alunos de design através do monitoramento dos diários. Posteriormente a essa atividade, foi feita a abordagem dos respectivos alunos com o intuito de agendar uma conversa para verificar o motivo para tal resultado. Ficou a critério de cada aluno o interesse em agendar a conversa com a equipe do projeto. Os alunos que aceitavam o convite se comprometiam a responder um formulário on-line com questões relacionadas desde a sua vida pessoal até questões relacionadas com a forma individual de estudo. O formulário contribuiu com a conversa, pois desta forma, as professoras do projeto tinham acesso a informações específicas de cada aluno, tornando a conversa mais dinâmica e personalizada. Em uma data pré-estabelecida, com o aval do aluno, o acadêmico comparecia, relatava e esclarecia a razão de seu baixo rendimento. Em alguns casos ficou evidente que os problemas não estavam vinculados à forma de ensino propriamente dito, mas que o aprendizado do aluno estava sendo comprometido por problemas e conflitos pessoais e/ou familiares. Configurada esta situação, o acadêmico era orientado para entrar em contato com o Projeto de Orientação Psicológica desenvolvido pelos estagiários de Psicologia da Univille, haja vista que a proposta do projeto não era detectar questões psicológicas. Quando a situação era pertinente ao projeto, ou seja, relacionado a forma de estudo e/ou a de ensino, o acadêmico era ouvido, seus comentários eram registrados e em muitos casos as professoras sugeriam alterações na forma de estudo e de organização, para que o aluno pudesse melhorar seu rendimento em sala de aula. De certa forma, cada acadêmico colaborou em detectar fragilidades específicas nas disciplinas e/ou no curso. Observou-se que nos alunos de primeiros anos houve uma grande dificuldade em algumas disciplinas quando os professores exigem que os trabalhos fossem realizados em grupos, algo imprescindível na vida profissional do designer. A falta de comunicação, de organização e comprometimento de algum membro da equipe levava, na maioria dos casos, ao desenvolvimento de trabalhos incompletos e/ou inconsistentes. Consequentemente, o resultado refletia-se na nota tanto do aluno como de seus colegas. A maioria dos alunos participantes teve seu desempenho melhorado. Isso foi percebido no resultado das notas no bimestre seguinte. Muitos foram auxiliados na montagem de seus portfólios e conseguiram rapidamente um estágio na área. Outros montaram grupos de estudo, incentivados e orientados pelo projeto.

ISSN: 1808-1665