7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

(RE)VIVER ECONOMIA

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino, graduação, economia

Ao avaliar o perfil do aluno ingressante na Univille, pode-se constatar que nem todos terão condições de acompanhar a desenvolver suas atividades plenamente como um acadêmico. Destacam-se nestas condições, as dificuldades financeiras, as deficiências de formação escolar, a falta de preparo para busca pelo emprego e até mesmo, a falta de conhecimento de como conseguir superar essas dificuldades. Quanto às deficiências de formação escolar, um acadêmico que não consiga acompanhar as atividades pedagógicas, será um potencial desistente. Assim, se desenvolvidas ações que permitam ao aperfeiçoamento e nivelamento dos alunos ingressantes, podem contribuir para a manutenção destes nos bancos da universidade. Assim, o objetivo do projeto de ensino (RE)VIVER ECONOMIA, no ano de 2010, foi o de criar condições, oferecer e viabilizar aos acadêmicos da Univille a oportunidade de desenvolvimento das competências exigidas no atual mercado de trabalho. Justifica-se, no que se refere às dificuldades financeiras, se o acadêmico tiver como ingressar ao mercado de trabalho, tendo a oportunidade de exercer uma atividade remunerada, poderá financiar seus estudos, contribuindo para a sua manutenção da universidade. E, referente à falta de preparo e de conhecimento para a busca por emprego podem ser solucionadas com atividades complementares. Deste modo, o projeto ofereceu atividades como nivelamento de matemática, orientação a produção científica, gincana de economia “Ministro da Economia por um dia”, palestras, Olimpíada Universitária de Educação Financeira e viagem de estudos (Bovespa&BMF). Inicialmente, a proposta era atender 160 alunos de graduação dos cursos de Economia, CST Gestão Financeira e CST Desenvolvimento Regional, sendo que, ao final do ano de 2010, participaram das atividades 207 alunos. É relevante destacar que a Universidade, através do projeto (RE)VIVER ECONOMIA contribuiu através da prática de atividades, ações, programas, para criar um ambiente a apoiar o acadêmico de graduação, cumprindo seu papel social, promovendo a inclusão dos Acadêmicos economicamente carentes no mercado de trabalho e, acima de tudo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

ISSN: 1808-1665