7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA VI

Palavras-chave: Economia, Finanças, Educação

O projeto de extensão Economia Doméstica – Administrando as contas da casa - VI é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, desde 2005, e tem por objetivo conciliar a educação teórica dos alunos da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Economia Doméstica e sua utilização. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve a integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A metodologia utilizada é a abordagem do tema através de oficinas apresentando os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. No ano de 2010, foram atendidas 848 pessoas de forma direta com oficinas e participaram 21 alunos como monitores. Ainda, o projeto contou com a participação de 19 alunos bolsistas como voluntários. A fonte de recursos financeiros provém do FAEX - Fundo de Apoio às Atividades de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE. O projeto disponibiliza às comunidades atendidas cartilhas e apostilas, camisetas, canetas e material de divulgação (banners, panfletos, cartazes). Para avaliar a repercussão e aplicabilidade do projeto, tanto a comunidade como os alunos participantes, respondem a um questionário em que se procura identificar as oportunidades futuras bem como os pontos que precisam ser trabalhados e melhorados. Por trabalhar diretamente nas comunidades, o projeto pode ser replicado facilmente, tanto referente às disponibilidades dos alunos e das comunidades, quanto igualmente na questão de custos. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.

ISSN: 1808-1665