7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Pacote Adobe: Computação Gráfica

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Computação Gráfica, Ensino-Aprendizagem

O mercado de trabalho tem se modificado diante das novas tecnologias, as quais têm gerado novos negócios e novas formas de relacionamento. Com isso, o uso da internet e da computação gráfica passa a compor a realidade das diversas áreas profissionais no desenvolvimento de materiais de uso pessoal, mercadológico, corporativo, de divulgação ou mesmo didático. Passa, inclusive, a ser exigido na seleção de profissionais. Diante disso, a proposta deste projeto para os acadêmicos dos diferentes cursos da UNIVILLE foi de fornecer bases teóricas dos fundamentos de design e sistematizar o uso de ferramentas de computação gráfica e plataformas virtuais. A proposta surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas entre os acadêmicos muitas vezes compromete o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos e profissionais recém-formados dificulta a entrada no mercado; (c) o sentimento de insegurança dos acadêmicos e profissionais recém-formados no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho compromete a montagem do portifólio; (d) a otimização da capacidade de representação de idéias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais apurada a apresentação dos trabalhos; (e) a continuidade aos treinamentos desenvolvidos em computação gráfica desde 2008 pelos Professores proponentes através do FAEG. No ano de 2010 o projeto de Computação Gráfica no FAEG atendeu cerca de 400 alunos no total, com cinco cursos que foram oferecidos: Adobe Flash, Adobe Illustrator, Corel Draw, Adobe InDesign e Webdesign. Cada curso teve sua especificidade gerando assim um resultado próprio: No software Adobe Flash foco-se a criação de animações vetoriais, resultando o desenvolvimento de portfólio individual para cada aluno. Já nos softwares Adobe Illustrator e Corel Draw os alunos desenvolveram exercícios onde puderam compor as imagens do portfólio citado anteriormente, capacitando-o assim de maneira coerente. O software Adobe InDesign foi utilizado como ferramenta principal de capacitação do aluno à área de Design Editorial Cada um pode criar sua própria revista como exercício proposto. E a área de Webdeisgn trabalhou com a percepção visual do aluno dentro do ambiente digital, focando na aplicação do design gráfico e seu comportamento no ambiente web.

ISSN: 1808-1665