7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 16/05/2011 à 20/05/2011

Mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e alunos matriculados no ensino médio regular de instituições públicas no município de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: competências laborais, integração profissional, inclusão social

O hiato que se estabeleceu entre as necessidades/demandas do mercado de trabalho e o perfil laboral/competência dos candidatos, tem se ampliado muito nas últimas décadas, principalmente para as pessoas que buscam em idade adulta compensar a sua defasagem educacional. A inserção no mercado de trabalho exige novos saberes, pois, o mundo corporativo solicita um profissional cada vez mais completo e preparado. O projeto de pesquisa em questão deu continuidade ao estudo do mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e incorpou os alunos matriculados no ensino médio regular das instituições públicas do município. O encaminhamento do processo investigativo se baseou numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo com 561 respondentes do público-alvo escolhido. Com base nos dados coletados pode-se afirmar que houve boa avaliação dos pesquisados quanto ao seu desempenho e/ou competências relacionados às dimensões investigadas. Para a avaliação foram considerados conceitos de regular a muito bom, numa escala de 1 a 4. A dimensão melhor avaliada foi a dimensão atitudinal com média de 3,44, seguida da dimensão relacional com 3,38, a dimensão profissional com 3,25, a dimensão de informática com 3,04. A dimensão de comunicação e expressão ficou com a média mais baixa - 2,89. As análises que desdobraram-se por meio da pesquisa poderão constituir-se em elementos referenciais aos participantes favorecendo um melhor planejamento e direcionamento nos investimentos de sua formação profissional. Com a identificação do perfil solicitado pelo mercado de trabalho buscamos ampliar o conhecimento acerca da realidade regional e, com isso, oferecer subsídios às instituições educacionais para que estas possam planejar e realizar ações que venham a premiar esse perfil de forma mais intensa e aumentar o grau de inclusão dos alunos no mercado de trabalho. A pesquisa possibilitou ainda identificar os principais pontos que precisam ser enfatizados e priorizados, oferecendo aos dirigentes responsáveis subsídios para emanar políticas e estratégias educacionais e de desenvolvimento social, permitindo a formação de profissionais mais aptos a atender e superar as demandas do mercado.

ISSN: 1808-1665