7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 16/05/2011 à 20/05/2011
Geração de Renda: Grupo SempreViva
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
- Rita Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
- Leticia Hermes, Graduando, lethermes@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: design, geração de renda, mulheres
Este resumo reúne considerações acerca da vivência e experimentações oportunizadas pelo trabalho junto ao Projeto de Extensão Geração de Renda: Grupo SempreViva, que há cinco anos consecutivos desenvolve-se na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. O projeto, configurando-se em uma parceria entre Univille e Secretaria de Assistência Social, objetiva proporcionar às integrantes, acesso a conhecimentos técnicos e estéticos em serigrafia, patchwork, modelagem e costura, projeto de produto e projeto de programação visual, com vistas a geração de trabalho e renda. Estimulando a inserção social (pela geração de ocupações produtivas e de renda) trabalha na qualificação profissional permanente das artesãs, bem como no fomento ao empreendedorismo, assim pensado a partir do acompanhamento e reflexão acerca do seu processo produtivo, cujo aspecto social atende à Resolução nº 177 de 10/08/2000 do Conselho Nacional de Assistência Social. A metodologia aplicada consiste na inscrição anual de 30 mulheres, oriundas de famílias com baixa renda, reunidas semanalmente, sob a orientação de professores e estagiários do Curso de Design. Seu objeto principal consiste na utilização das ferramentas metodológicas do campo do design para o desenvolvimento de novos produtos. Um destaque do projeto são as diversas parcerias estabelecidas que contribuem por meio de doações dos materiais utilizados nas oficinas, enfatizando o seu caráter sócio-ambiental. O projeto tem apresentado resultados motivadores, tanto no tocante à participação in loco, como na comercialização das peças produzidas. Ainda, tem contribuído para o desenvolvimento da auto-estima das participantes e possibilitado novas inserções junto às suas comunidades de origem, expandindo e ampliando o público atingido.
Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social
ISSN: 1808-1665