16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Processo de inovação tecnológica no setor metal-mecânico

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba

Palavras-chave: Inovação Tecnológica, PDI – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Este trabalho busca difundir a importância da inovação na indústria como ferramenta competitiva bem como relacionar e analisar os dados de empresas de grande porte do setor metal-mecânico de Joinville/SC, na questão referente à inovação. Foram quatro empresas que participaram da pesquisa, a empresa I, maior fabricante de fixadores da América Latina; a empresa II, líder nacional no segmento de compressores de ar, a empresa III hoje líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca e a quarta empresa atua no segmento de compressores e soluções para refrigeração. Estas empresas nos permitiram após as entrevistas, elaborar um comparativo entre as áreas de inovação e P&D. O nosso projeto procedeu-se a uma revisão bibliográfica do conceito de inovação, das estratégias inovativas, dos indicadores de inovação e caracterização de organizações inovadoras. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de uma entrevista semi-estruturada com os responsáveis pela área de inovação da empresa. Constatou-se que as empresas apresentam diferentes metodologias e graus de inovação. Os indicadores tradicionalmente usados para medir o grau de inovação nas organizações, como “Número de Patentes” e “Percentual do Faturamento Aplicado em P&D”, são os mais adequados inicialmente, porém não podemos omitir os indicadores intrínsecos. Este trabalho também constatou que as empresas estão tendo dificuldades para inovar, sendo que os principais problemas foram os custos com inovação, riscos econômicos excessivos, falta de profissionais qualificados, e dificuldades de acesso a financiamentos de recursos destinados ao fomento da inovação e P&D. Para redução destes riscos deve haver uma sincronização das empresas com as Universidades e Centros de Pesquisa para que a inovação se torne barata e eficiente, pois é fundamental aproveitar o conhecimento técnico-cientifico dos pesquisadores nas diversas áreas, principalmente nos setores significativos da economia brasileira. Diante destes fatos é necessário implementar políticas de inovação e difundir a “CULTURA INOVATIVA” em nosso país para que no médio e longo prazo tenhamos uma equação matemática balanceada de forma justa, para atender empresas, centros de pesquisa e universidades.

Apoio / Parcerias: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville. CISER - Empresa Brasileira Parafusos e Porcas. EMBRACO – Empresa do segmento de compressores e soluções para refrigeração. FAPESC – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina. SCHULZ - Empresa Brasileira de Compressores. WHIRLPOOL LATIN AMÉRICA – Empresa do segmento de eletrodomésticos. EMBRACO - Empresa Brasileira de Compressores.

ISSN: 1807-5754