16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

As contribuições de um simulador de circuitos lógicos no ensino dos conceitos da Álgebra de Boole.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Lógica, Sistema binário, Portas lógicas

Encontramos um tema cuja importância no mundo digital é hoje indiscutível, sendo utilizada em áreas tão diversas como as memórias digitais; os circuitos discretos; ou os microprocessadores, a Álgebra de Boole. Ao estudá-la, principalmente nos cursos das áreas tecnológicas, muitos acadêmicos têm dificuldade em visualizar as suas aplicações. O objetivo geral deste projeto foi elaborar uma sequência didática para o ensino-aprendizagem do conteúdo de Álgebra de Boole a partir da construção de um simulador de circuitos lógicos. Os objetivos específicos principais são: Conhecer e aprofundar os fundamentos do conteúdo de Álgebra de Boole, produzir um material didático para ser utilizado em sala de aula auxiliando o ensino-aprendizagem, e elaborar um artigo científico. A metodologia foi dividida em algumas etapas, tais como: Aprofundamento do referencial teórico, pesquisa para saber quais as disciplinas que poderão aproveitar um simulador de circuitos lógicos no seu ensino-aprendizagem, elaboração um simulador de circuitos lógicos, e construir uma sequência didática. Também fazem parte destas etapas a análise do material construído, a elaboração de um artigo científico e a apresentação dos resultados. O aprofundamento do referencial teórico está sendo feito com base no conteúdo abordado: Álgebra de Boole, bem como o surgimento e o desenvolvimento da mesma, através do matemático George Boole. As disciplinas que poderão utilizar a sequência didática juntamente com o simulador de circuitos lógicos são: Matemática Discreta, Introdução a lógica, Lógica, Sistemas lógicos. O simulador de circuitos lógicos está sendo construído com pecas, registros, canos e madeira. Após a conclusão desta etapa, será elaborada a sequência didática aproveitando as pesquisas que já foram realizadas.

ISSN: 1807-5754