16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: formação inicial, dimensão relacional, professor formador

Este artigo discute como a dimensão relacional está presente e se constitui entre professores formadores dos cursos de licenciatura e seus estudantes bem como a sua influência no processo de ensino e aprendizagem para a constituição da profissionalidade docente. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com 40 egressos de oito licenciaturas de uma universidade sul do país. Utilizou-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Almeida e Biajone (2007), Roldão (2007), Placco (2002) e Imbernon (2004). Os dados constituíram duas categorias: a relação com o professor formador: proximidades e distanciamentos; e, comprometimento com o ensinar: influências, marcas e características. Os resultados indicaram que o aspecto relacional é influenciador da constituição profissional docente, mas que não pode se desvincular das questões didático-pedagógicas, pois quando um destes aspectos não está presente o processo de formação docente pode ser prejudicado.

ISSN: 1807-5754