16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão no contexto escolar por alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: crianças, inclusão, sentidos

Esta é uma pesquisa que buscou compreender os sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão por crianças com necessidades especiais de uma escola regular do sul do Brasil. A pesquisa se desenvolveu a partir de duas técnicas de coleta de dados, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa mostraram que situações excludentes que expunham as crianças xingamentos ou então momentos de segregação ora eram significadas como situações de exclusão, ora como inclusivas pelos estudantes. Pode-se constatar ainda a existência de práticas pedagógicas que tinham intenção de incluir, mas que no decorrer de seu desenvolvimento não se mostraram congruentes com a proposta da inclusão. Por fim, o trabalho corrobora a importância de estudos que concedam voz as crianças pelo fato destas serem as principais beneficiárias da educação, atentando também para importância da dinâmica e da qualidade das interações sociais para o processo de ensino/aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais.

ISSN: 1807-5754