16º Seminário de Iniciação Científica

De 17/10/2011 à 21/10/2011

Sensibilização e educação ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – município de Joinville (SC).

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Patrimônio

A preocupação com o meio ambiente e seus reflexos na sociedade reforçam a necessidade de promoção de estudos no âmbito da Educação Ambiental. O projeto Sensibilização e Educação Ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: Uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – Município de Joinville (SC)”, com três anos de duração, já foi iniciado no ano de 2009, tem como objetivo geral comparar as informações coletadas por meio de entrevistas junto às duas comunidades no que se refere à história, patrimônio sociocultural e ambiental, com vistas a apresentar a análise destes resultados de maneira informativa e educativa. Para o ano de 2011, traçou-se como objetivo específico “sensibilizar as comunidades escolares e os líderes comunitários das duas localidades sobre a importância da melhoria das condições gerais e plenas de vida nas áreas urbanizadas das Bacias hidrográficas do Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e do Rio do Braço (Bairro de Pirabeiraba)”. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram: análises das entrevistas das crianças líderes em três escolas da rede municipal de cada bairro e das lideranças adultas dos bairros, que foram realizadas em 2009 e já analisadas em 2010. Assim sendo, neste ano de 2011 a pesquisa voltou aos bairros para a devolutiva das entrevistas realizadas (em 2009), por meio de palestras e jogos ambientais de sensibilização, às crianças das escolas de ambas as comunidades. Nas palestras às crianças foram apontados os aspectos positivos e negativos quanto aos assuntos levantados como a história do bairro, patrimônios históricos e naturais, monumentos históricos, rios do bairro, degradação do meio ambiente e a obrigação/relação de cada um com esses itens. Também foram oportunizados espaços para que as crianças pudessem expor sugestões em relação às respostas fornecidas nos anos anteriores no sentido de captar as percepções das crianças quanto à temática em estudo. Nas apresentações e, em especial na realização dos jogos de sensibilização com as crianças, observou-se a participação e o interesse das mesmas na realização das ações da pesquisa. De outra parte, as palestras de apresentação dos resultados das entrevistas realizadas com os líderes comunitários ocorreram nas duas comunidades, por meio de exposição em powerpoint. Nesses encontros, percebeu-se o interesse e o apoio dessas comunidades ao receberem as informações tanto no referente ao andamento, metodologia e, principalmente, pelos resultados da pesquisa e quanto aos encaminhamentos possíveis de serem dados a esses resultados.

Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa); CNPq.

ISSN: 1807-5754